quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Palavra do Dia - 1


Dia desses me inscrevi em um site literário para receber uma newsletter diária, sempre trazendo uma palavra diferente e sua respectiva origem. Pra quem sente alguma dificuldade em achar um tema para seus posts diários é uma boa opção. Hoje recebi a primeira delas. Na verdade não me estimulou muito a escrever exatamente SOBRE a palavra, então eu vou compartilhar com vocês, caros leitores, o texto na íntegra.

Pedigree

"Se você quiser comprar um cão de raça, o 'pedigree' é condição indispensável para ter certeza da origem do animal. No caso dos cães - como no dos gatos e cavalos - as associações locais de criadores emitem este documento reconhecido internacionalmente no qual figura a genealogia do animal até a terceira geração e os prêmios, se os houver, de cada um de seus antepassados.
Este controle é hoje mais rigoroso do que nos primeiros tempos, quando os criadores ingleses de cavalos usavam um método muito mais primitivo: limitavam-se a marcar no animal três segmentos de reta alinhados de tal forma que pareciam as patas de uma grua, ave encontrada em planícies e zonas pantanosas de todo o mundo, com exceção da América do Sul e Antárctica. Por esta razão os franceses chamaram esta marca de 'pied de grue' (pata de grua). Pode-se imaginar um inglês tentando pronunciar 'pied de grue'? Bem, os ingleses adaptaram a palavra para sua língua como 'pedigree' e com esta mesma grafia é adotada na fala brasileira.
"

Um comentário:

Bia disse...

Pedigree me faria escrever um texto sobre como não importa o pedigree de um cão para ele ser um cão de verdade. :)

ShareThis