quarta-feira, 8 de abril de 2009

Suflê de Atum ao Leite de Coco


Se a cara tá boa, tinha que ver o que era o sabor.


Bem vindos de volta à Cozinha Maravilhosa do Ofélio. Desta vez eu apelei para a semana santa e resolvi fazer um prato à base de peixe. Ohh, não era nenhum bacalhau norueguês, era atum em lata na verdade, mas isso já deve contar como peixe aos olhos do Senhor Jesus Cristo. Tinha 3 latas no armário há horas (longe de vencer, diga-se de passagem) e eu não sabia como usar, já que eu não tô comendo pão (a propósito, dessas receitas que eu tenho feito, nenhuma leva carboidrato) por causa da minha dieta de proteínas. Daí eu lembrei que uma vez eu comi uma moqueca muito boa, em Camaquã (RS), que levava leite de coco. Hmm, boa idéia. Resultou nisto:


Suflê de Atum ao Leite de Coco

- 2 latas de atum ao molho de tomate picante
- 1/2 xícara de Proteína texturizada de soja (PTS) triturada no liquidificador (fica tipo uma farinha)
1 cebola média picada
1 pimentão verde médio picado
1 tomate médio picado
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 xícara de queijo minas frescal picado
orégano, sal e pimenta síria a gosto
1 vidro de leite de coco
4 ovos


Modo de preparar:

Buenas, mistura tudo menos os ovos e o leite de coco, pode até drenar um pouco o atum pra não ficar muito molhado, e vai misturando (com as mãos) até ficar bem homogêneo. Liga o forno a mais ou menos 200˚ e deixa aquecer um pouco. Depois bate os ovos com o leite de coco. Pega metade dessa mistura e junta com o restante dos ingredientes (eu não fiz isso, mas percebi que teria ficado bem melhor se tivesse feito). Aí pega uma forma redonda adequada (e não uma bacia de aço inox, como eu fiz) untada com um pouco de óleo ou margarina e assenta o bicho lá, deixando a superfície bem lisa. Agora despeja por cima o restante dos ovos com leite de coco (isso vai fazer um chãozinho legal depois de assado). Bota no forno por mais ou menos 45 minutos. Depois de pronto, basta desenformar sobre um prato e partir pra cima com tudo. Serve bem umas 4 pessoas não muito esfomeadas. Ah, o que sobrou eu botei na geladeira com um filme plástico por cima. Mais tarde cheguei em casa de trago e comi frio mesmo, também recomendo, fica tão bom quanto quente.


2 comentários:

marina disse...

devia estar otimo mas na verdade é um omelete de forno... e não um suflé. hehehehehe :))

maumau disse...

hahaha, ok ;)

ShareThis