quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Palavra do Dia - 8


BIGODE

Hoje fui obrigado a quebrar o protocolo e publicar uma palavra do dia fora da ordem (tenho muitas acumuladas antes da que veio hoje). E vale com uma sessão remember do já lendário Mustache Day.

Mulherada GADiana apavorando na bigodera

Os enormes bigodes que os germanos costumavam usar na Idade Média chamaram a atençao dos habitantes da Península Ibérica, como também os juramentos e as imprecações que aqueles bárbaros proferiam. Com inusitda freqüência, os germanos exclamavam ‘bi Got!’, ‘por Deus!’ Mais que um juramento, era uma mera interjeição. Sem entender o que aquela palavra significavam, os ibéricos começaram a chamar ‘bigot’ os homens bigodudos até que, com o tempo, a palavra já aportuguesada como bigode passou a designar o apêndice peludo.
Muitos acreditam que bigode chegou a nossa língua durante o Império de Carlos V da Alemanha (Carlos I da Espanha), com o forte contingente germânico que entrou nessa época na Península. Embora a etimologia pareça suficientemente comprovada, não é certo que tenham sido os germânicos que trouxeram a palavra. Carlos V governou o Império em começos do século XVI e no século XII, na França, já se chamava ‘bigot’ os normando. Daí surgiu a dúvida sobre se esta voz foi trazida pelos germanos ou pelos franceses.

Nenhum comentário:

ShareThis