sábado, 13 de setembro de 2008

Palavra do Dia - 3


E a escolhida de hoje é...

BLENORRAGIA


Representar essa palavra com uma imagem que a descreva literalmente seria bastante escatológico e provavelmente faria com que eu perdesse uma série de leitores. Na pesquisa que eu fiz no Google, saltou-me aos olhos diversas figuras que me lembraram muito aqueles livros de biologia e programas de saúde, onde, ainda na infância, tomei contato (em terceiro ou quarto grau apenas) pela primeira vez com as palavras cancro duro, cancro mole, sífilis etc. E nunca mais quis ver as ditas cujas pela frente. Tudo isso sempre acompanhado de imagens vulvo-vaginais-anal-penianas de uma morbidez sem tamanho. Para quem nao está entendendo o que eu digo, abaixo o significado da palavra blenorragia:

"A blenorragia, também denominada gonorréia, blenorréia e uretritis gonocóccina, é uma enfermidade de transmissão sexual provocada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, também chamada gonococo. A palavra se formou no século XIX mediante o substantivo grego ‘blenna’ (mucosidade) e rhagé (erupção). Na mesma época formou-se blenorréia, que significa blenorragia crônica, com o verbo ‘rheo’ (manar, brotar)."

Buenas, nojento é o mínimo que se pode dizer, mas o destino trouxe esta palavra até a minha caixa de e-mails. Eu me propus a escrever um post para cada uma delas, agora preciso cumprir a minha missão. Hoje eu estou sem tempo de escrever algo maior, mas em seguida eu pretendo postar uma ficção usando essa palavra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala, gonorrento! Se usted no aproveitar aqueles sketches do Loss, manda pro Tinta China. E, se aproveitar, lo mismo. Tô honrado com a honrorizadaria. Muchasgraciasthankyougraziemercídankemuitoobrigado. (Bier)

ShareThis