terça-feira, 31 de março de 2009

Tortillas y Guacamole


Hmmm, que delícia, pena que eu não tirei foto das tortillas...


É... era só o que faltava mesmo, agora entrar na onda da culinária... Eu ando com o Jamie Oliver mode ON. Preparei ontem uns filés de porco temperados com um mix de ervas, azeite e com uma fatia de provolone por cima. Hoje foi um momento "Viva Zapata!". Resolvi inventar em cima de uma receita de tortillas e guacamole, adaptando para uma versão zero carboidrato, com uns temperos especiais. Lá vai a receita:

Tortilla

- ovos (sim, só ovos, as minhas tortillas fajutas são omeletes beeeem fininhos)

Guacamole (porção para 2 pessoas)

- 1 abacate maduro
- 1 tomate sem pele e sem sementes
- 1 cebola pequena
- 1 naco de gengibre do tamanho de um ou dois dentes de alho
- Pimenta síria (um mix fabuloso que leva até canela) e sal a gosto
- Suco de um limão

Modo de preparo:

Raspa o abacate com uma colher e amassa com um garfo dentro de uma cumbuca. Corta o tomate, a cebola e o gengibre em cubinhos beeem pequenos, porque quanto menores (antes de chegar ao nível "batido no liquidificador") mais os ingredientes se homogenizam. Mistura tudo com o abacate. Daí vem o sal. Eu usei o equivalente a uma colher de sopa rasa, e a pimenta síria eu toquei meio na intuição. Depois entra o suco de limão, mistura tudo muito bem e manda pra geladeira. Enquanto dá uma refrigerada na guacamole, abre uma cerveja e vai bebericando enquanto bate os ovos... Hoje eu usei três, deu mais ou menos pra umas 4 tortillas... O importante é aquecer bem a frigideira levemente untada de óleo e despejar o ovo batido como se fosse fazer panqueca. Daí são alguns segundos e vira a tortilla (se souber fazer aquele lance de jogar pra cima e catar denovo na frigideira melhor, mas eu nao sei fazer aquilo direito). Vai fazendo e colocando uma sobre a outra em um prato. Quando tiver tortillas suficientes é hora de parar, por mais divertido que esteja sendo a experiência.

Agora é só servir. Aconselho uma cenoura ralada pra fazer um chãozinho sobre a tortilla e depois entra a guacamole... Dá uma estrutura legal e um sabor fenomenal. Dobra e depois come com as mãos, como faziam os antigos e os novos sem educação. Guardanapos para acompanhar. Bebida é opcional, mas com tequila deve ficar bom. Ou criar um clima pelo menos.

Vooltareeeemos.


Um comentário:

Manu disse...

Bá, mas que profissionalismo, tche!

ShareThis